sexta-feira, 29 de julho de 2016

MANUAL COMPLETO DO MOTOR DO OPALA




quarta-feira, 27 de julho de 2016

O significado da sigla “SS”






Muito se fala sobre o verdadeiro significado da sigla “SS” da versão esportiva do Opala. Separated Seats, Super Sport, Super Star, vocês já devem ter ouvido muitas variações por ai não? Sem a menor pretensão de encerrar essa polêmica, acreditamos mais lógico que “SS”, usada pela primeira vez em 1961 no Impala, a sigla significa Super Sport, não faz o menor sentido aplicar outro significado para a sigla em questão. Em 1971, quando a GMB usou pela primeira vez a sigla, no Opala, o termo “Separated Seats”, Bancos Separados em português, foi usado como marketing, ja que era o único modelo da linha a vir com assentos individuais;.
Porém em poucos anos, outras versões disponibilizavam dos bancos separados, fazendo com que a especulação “Separated Seats” chegasse ao fim. Em 1972 com a chegada da versão Coupê SS em uma propaganda de revista, a GMB novamente deixa o brasileiro na incerteza, com um enorme Super Star, ou Super Estrela em Português. Para nós, um simples jogo de palavras para promover o modelo, que simplesmente queria dizer que o novo Opala SS6 era uma “Super Estrela”.

Em reportagem da Auto Esporte, na época do lançamento da versão SS (edição de Janeiro de 1971): “dá para ter certeza de que nem o pessoal da GM sabia o que a sigla SS significava.” Bem. Vamos eliminar o “Separated Seats” com mais um argumento: o par de bancos dianteiros individuais é descrito em inglês pelo termo “bucket seats” (em contraposição ao banco inteiriço – “bench seat”), nunca “separated seats” – este é o famoso falso cognato. Seria como chamar direção hidráulica de “hydraulic direction” (o certo é power steering). O mais óbvio seria o SS significar Super Sport, seguindo o nome criado pela matriz. Mas a General Motors do Brasil importou o termo sem adotar o seu significado oficialmente no lançamento do Opala esportivo.


ESCAPE INSANO É NOVIDADE PARA OPALA SEIS CILINDROS



Conhecida na produção de escapes de alto desempenho, a argentina SilenPro, em sociedade com a Conforma Inox, apresenta versões exclusivas (e inéditas) para o mercado brasileiro. Uma delas é esse coletor para Chevrolet Opala seis cilindros, feito inteiramente em aço inox 304, com canos de 44 milímetros.


Sua tubulação é ultrafina, específica para elevar a performance do escape. Vale destacar que as SilenPro/Conforma Inox abastecem mercados como EUA e Austrália, fornecendo com exclusividade componentes para as principais categorias de corrida na Argentina, como TC2000, Super TC2000 (V8), Renault Plus, entre outras